You are currently viewing Egresso do EMC associado da Alumni conquista bolsa de doutorado na Itália

Egresso do EMC associado da Alumni conquista bolsa de doutorado na Itália

Thiago Linhares Fernandes, egresso do EMC e agora associado da Alumni, foi selecionado com uma bolsa de doutorado na Itália para participar do xCTing Project, iniciativa acadêmico-industrial da União Europeia. O programa é financiado pelo Marie Skłodowska-Curie Actions (MSCA) e é voltado para a formação de engenheiros na área da inovação.

Estar entre os 15 pesquisadores do mundo no projeto não é para qualquer um e, com o currículo de Thiago, o resultado não poderia ser diferente. Ele se graduou em Engenharia Mecânica em 2018 e logo ingressou na Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. 

Sua dissertação foi defendida em dezembro de 2020 e teve como título “Simulação de Variações para Garantia da Qualidade Geométrica na Pré-Fabricação de Tubulações Industriais”. Nesse período, teve uma trajetória de pesquisa dentro da Fundação CERTI, trabalhando diretamente com Inovação, Indústria 4.0 e Tomografia Computadorizada.

Agora, desenvolverá sua pesquisa de doutorado na Universidade de Pádua, na Itália, no subprojeto “Enabling Industry 4.0 by fast and accurate CT metrology”, dentro do xCTing. Thiago explica em linhas gerais a proposta: “o projeto visa a estimular o processo de adequação à Indústria 4.0, à luz do processo de medição dimensional por meio da tomografia computadorizada de raio-X. Para tanto, desenvolvendo métodos avançados para garantia da rastreabilidade metrológica, favorecendo a aplicação e disseminação da tecnologia em ambientes de manufatura”.

Saiba mais detalhes sobre a pesquisa no site: https://xcting-itn.eu/esr8/ 

O MSCA ITN xCTing é uma iniciativa que une indústria e academia, comprometida em oferecer um ambiente de treinamento necessário para fomentar uma nova geração de engenheiros de pesquisa com espírito de inovação. Esses pesquisadores atuarão como catalisadores na transformação da indústria manufatureira da Europa em direção à liderança tecnológica global. 

Thiago Linhares Fernandes na Fundação CERTI
Thiago Linhares Fernandes na Fundação CERTI

Um dos objetivos do xCTing é trazer mais autonomia, robustez e velocidade à metrologia, apoiando sua transição para uma tecnologia de garantia da qualidade, exigida nos ambientes da Indústria 4.0. Para Thiago, a abrangência do projeto é um dos grandes desafios: “cada uma dessas 15 pessoas, com projetos diferentes, pesquisa em prol da tomografia computadorizada em um contexto que envolve os novos rumos da indústria (Indústria 4.0)”. O enfrentamento de tais desafios exige integração, interdisciplinaridade, análise e visualização de big data. 

Enfrentar esses desafios requer a integração de uma ampla gama de conhecimentos interdisciplinares, incluindo física, manufatura, metrologia dimensional, machine learning, bem como análise e visualização eficientes e confiáveis de big data. Para isso, a solução está nos jovens inovadores, que podem combinar essa variedade de competências com habilidades empreendedoras.