“O Impetus definitivamente foi um marco em minha vida pessoal, acadêmica e profissional. Com um grupo altamente qualificado e uma organização excelente, que semana a semana surpreendia com novas oportunidades, o programa me acrescentou muito no desenvolvimento de hard skills, ampliando meu conhecimento de business e resolução de problemas.” A afirmação é de Tommy Gauer Nilsson, aluno de Engenharia Mecânica da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), que participa da segunda edição do programa Impetus, promovido pelo Fundo Patrimonial Catarina, com apoio financeiro do Grupo Portobello, em parceria com a Alumni EMC (Associação de Egressos do Departamento de Engenharia Mecânica e da antiga Escola de Engenharia Industrial da UFSC).
O objetivo principal do programa é desenvolver habilidades e competências em estratégia de negócios, comunicação, finanças e outros temas complementares para a formação de um engenheiro. Além de treinar, ele também oferece aos participantes – todos estudantes do Centro Tecnológico – mentorias individuais com profissionais de destaque e talks de grandes empresas. Há vários integrantes da Alumni EMC entre os mentores, como Rodrigo Fumo, Diretor Global de Engenharia da WEG, e João Humberto Guandalini Batista, Gerente de Pesquisas em Tecnologias de Poços da Repsol Sinopec Brasil.
As mentorias se deram ao longo de 4 encontros, nos quais mentores puderam discutir os planos de carreira dos mentorados, analisar seus pontos fortes e fracos, como tirar dúvidas sobre áreas de interesse, segundo Paulo Ricardo Beckhauser membro do Fundo Catarina e um dos organizadores da segunda edição do Impetus, após ter sido participante da primeira. “A mentoria, as inúmeras trocas de experiências com pessoas do CTC que compartilham dos mesmos interesses e objetivos profissionais, e as rodas de conversas com profissionais do mercado me abriram os olhos para as oportunidades existentes e trouxeram à tona o caminho que eu quero seguir,” acrescentou Tommy, um dos 40 alunos aprovados na segunda edição do programa, que teve 106 inscritos.
Outro participante é Marina Saffran Evangelista, Vice-presidente do NAE UFSC (Núcleo ABENGE Estudantil): “Eu entrei ‘atrasada’ no Impetus – já sabia qual seria meu próximo passo profissional e estava no meio de uma longa e intensa temporada de processos seletivos. Além da ajuda na reta final de preparação, a mentoria me deu um entendimento mais concreto do que será esperado de mim no início da carreira e de como posso atender a essas expectativas preservando minha motivação e saúde. A flexibilidade de ter a mentoria adaptada ao meu momento foi perfeita para que eu pudesse aproveitar ao máximo essa parte do programa. Complementarmente, os treinamentos aprofundaram algumas noções que eu já tinha e me trouxeram conhecimentos totalmente novos que sei que serão muito úteis daqui para frente. A qualidade de tudo que compõe o Impetus é um resultado claro da dedicação e comprometimento dos organizadores. Sou muito grata pela oportunidade de participar e espero conseguir retribuir ao Fundo e à UFSC no futuro.” Recentemente Marina foi aprovada no processo seletivo da empresa de consultoria estratégica Bain&Company.
No dia 15 de julho de 2021 acontece o evento de encerramento para mentorados, e no dia 29 de julho, outro evento de encerramento, desta vez para mentores. Vale lembrar que a Alumni EMC contribui ao programa de várias formas, desde a captação de recursos junto a empresas até o repasse dos mesmos, entre outras ações. Seu evento de lançamento reuniu, numa live promovida em agosto de 2020 com Otto Von Sothen (CEO Tigre) e Décio da Silva (presidente do conselho da WEG e conselheiro da Alumni EMC). A live está prestes a chegar a 2.000 visualizações e pode ser assistida em https://www.youtube.com/watch?v=aCucZBmRBII.
Fonte: Heloisa Dallanhol/Alumni EMC UFSC
Matéria anterior: http://emc.ufsc.br/portal/2021/03/novidades-marcam-segunda-edicao-do-programa-impetus/
Site do Fundo Catarina/Programa Impetus: https://fundocatarina.com.br/impetus/