O professor Aloisio Nelmo Klein, do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), recebeu o 2º lugar na categoria Pesquisador Destaque em Ciências Exatas no Prêmio CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa). O professor, que também é associado Alumni EMC, foi indicado ao prêmio pela FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).
Na mesma categoria do professor Aloísio, ficou em 1º lugar Paulo Eduardo Artaxo Netto, da USP (Indicado pela FAPESP) e, em 3º lugar – Ado Jorio de Vasconcelos, da UFMG (Indicado pela FAPEMIG). O Prêmio CONFAP contou com 6 categorias ao todo.
Conheça o professor vencedor da UFSC
Aloisio Nelmo Klein é responsável por um total de 142 cartas de patentes, no exterior e também no Brasil, que já resultaram em 22 famílias de patentes de invenção, com pedidos de deposição em 11 países. Em torno de 40% destes pedidos ainda estão em fase de análise e algumas dessas patentes já caíram em domínio público.
Ele é um dos fundadores do curso de Engenharia de Materiais e do programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais, além de um dos líderes do Laboratório de Materiais (LabMat). Ao longo da sua carreira na UFSC e à frente do LabMat, Klein também coordenou uma série de projetos aprovados em editais de agências de fomento.
A metalurgia do pó e a tecnologia de plasma foram duas das frentes de trabalho que o colocaram na vanguarda da inovação. Entre os assuntos pesquisados por Klein estão as novas técnicas de processamento assistidas por plasma e o desenvolvimento de reatores de plasma – área em que o Laboratório de Materiais da UFSC se destaca como centro de excelência. Essa tecnologia é responsável por uma série de processos físico-químicos que beneficiam diretamente a indústria de materiais.
Assista a cerimônia do Prêmio CONFAP para conferir todos os vencedores das 6 categorias: