O administrador Frank Nicodem assumiu a gestão da Alumni EMC (Associação de Ex-alunos do Departamento de Engenharia Mecânica e da antiga Escola Industrial da UFSC). Sua formação se soma à experiência em projetos e à paixão pelo associativismo para contribuir com a melhoria contínua dos processos na Alumni EMC, especialmente no que se refere à implantação das ações decorrentes do Planejamento Estratégico.
Além da graduação em Administração, Frank fez especializações em Gestão Estratégica e Gestão de Equipes de Alto Desempenho, e atuou por mais de 10 anos na Gerência de Desenvolvimento Associativo na FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina), com foco na gestão de projetos para o fortalecimento dos sindicatos patronais filiados e para o aumento da competitividade da indústria catarinense. “Nesse período, o desenvolvimento associativo da FIESC foi reconhecido como referência nacional pela CNI (Confederação Nacional da Indústria)”, disse Frank . Em paralelo, ele foi tutor do curso de Administração a distância da UFSC e desde 2020 é multiplicador de conteúdo da Escola de Associativismo do estado do Espírito Santo.
Na Alumni EMC, Frank tem vários desafios, entre eles ajudar a atrair novos associados e para reduzir a inadimplência entre eles, sem falar em implementar a loja virtual e o novo site da Associação.“O aumento de caixa está totalmente relacionado com inovação e planejamento. Uma entidade inovadora tem uma gama de serviços que agrega valor para o associado, se utiliza de ferramentas tecnológicas, adota um modelo de gestão moderno e consegue atrair e engajar os associados na causa”, pondera o gestor. “O aumento de recursos financeiros com associados é consequência da entrega de serviços de qualidade e isto estamos buscando por meio das estratégias que foram traçadas pela Diretoria e validadas pelo Conselho como a ampliação de parcerias, estruturação da política de benefícios e desenvolvimento de um portfólio atraente de projetos.”
A Alumni está implantando o MEG (Modelo de Excelência da Gestão), como decorrência do planejamento estratégico elaborado pela diretoria sob a condução do especialista Leonardo Costa (mais em http://emc.ufsc.br/portal/2021/03/primeira-reuniao-trimestral-aumenta-engajamento-de-conselheiros-em-acoes-estrategicas-1/). Para percorrer a jornada da transformação da estratégia à execução, a associação está utilizando a ferramenta E-selfie do Excelência SC para diagnosticar o seu grau de maturidade de gestão e com isso aprimorar os seus processos gerenciais e melhorar os seus resultados.
Com o plano de trabalho e líderes definidos, as ações estratégicas estão acontecendo na prática como por exemplo o mapeamento dos processos, implantação do MEG, profissionalização da gestão executiva, fortalecimento da imagem e marca ALUMNI EMC com o desenvolvimento de artigos como canecas, bonés e camisas polo, entre outras ações. “A expectativa é avançar cada vez mais com reuniões periódicas envolvendo os líderes e associados para que se sintam parte do processo e crie cada vez mais engajamento e comprometimento”, conclui Frank.
Fonte: Heloisa Dallanhol/Alumni EMC UFSC
Mapa Estratégico da Alumni EMC disponível em http://emc.ufsc.br/portal/documentos/